04 de junho de 2015

Olinda em Recife recebe a 22ª Conferência de Solidariedade a Cuba

Programação

A solenidade de abertura acontecerá às 18h, na Faculdade Integradas Barros Melo (AESO), no bairro de Jardim Brasil, em Olinda. Mas a programação começa às 16h, com a inauguração da exposição fotográfica “Fidel es Fidel”, de Roberto Chile, na sede da Prefeitura de Olinda.

A sexta-feira (05) e o sábado (06) serão marcados por debates e painéis no auditório da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco (Fcap-UPE), na Ilha do Retiro – Madalena. Também haverá as exposições filatélica “História de um povo”, de autoria da médica Maria das Graças Oliveira Silva; e Bien Venidos!, do pintor pernambucano Helder Beserra.

Em momento histórico em que os EUA retoma relações amistosas com Cuba, acontece desta quarta (4) a sábado (6), a 22ª Conferência Nacional de Solidariedade a Cuba, em Recife e Olinda. A Cônsul Geral de Cuba, Laura Pujol, foi convidada do programa “Momento Cultural”, da Rádio Folha FM 96.7, no qual além de conversar com o apresentador Saulo Gomes sobre a situação da ilha no panorama mundial, fez o convite oficial ao evento.

A solenidade de abertura será na Faculdade Integradas Barros Melo (AESO), em Olinda, às 18h, mas a programação já começa às 16h, com a inauguração da exposição fotográfica “Fidel es Fidel”, de Roberto Chile, na Prefeitura de Olinda. Ainda na sede municipal, um bloco carnavalesco da convenção encerra o primeiro dia, por volta das 18h. Os dois outros dias serão marcados por debates e painéis no auditório da Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco (FCAP-UPE), no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

 

Laura  cônsul Gral de Cuba também destaca que o momento para a convenção é ainda mais significativo diante da libertação dos “Cinco Heróis Cubanos”, como ficaram conhecidos Gerardo Viramóntez Hernández, Tony Guerrero, Ramón Urso Labañino, Fernando Rubén Campa González e René González, arbitrariamente condenados desde 1998 pela monitoração de planos terroristas de grupos cubanos de ultradireita na Flórida.

“Temos muitas vitórias a comemorar. Há uma mobilização mundial e todos os olhos estão em Cuba. Antes era muito difícil sair uma notícia sobre Cuba e hoje sai duas ou três a cada dia. O reconhecimento do embargo norte-americano sobre a ilha também deve ajudar a mudar a relação com outros países como Israel”, comenta. A consul também lembra que de 2013 para 2014, três mil brasileiros a mais visitaram Cuba, totalizando 19 mil, o que significa dizer um aumento de interesse pela ilha. O desenvolvimento dessas e de outras questões serão discutidas nos debates que acontecem a partir das 9h nesta sexta (5) e sábado (6) às 16h e 15h15, respectivamente.

A conferência contará com a presença do ex-Ministro da Economia de Cuba, José Luis Rodríguez García, a embaixadora de Cuba, Marilena Ruiz, a chefe da Brigada Médica Cubana, Cristina Luna,de Ricardo Guardia Lugo, presidente da Organizacão Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), que representa 38 Federações Estudantis da região, inclusive organizações do Movimento Estudantil Secundarista, e Universitário. Também vale conferir a exposição filatélica "História de um povo", de autoria da médica Maria das Graças Oliveira Silva, além da exposição Bien Venidos!, do pintor pernambucano Helder Beserra.

 


Programe-se

Nenhum evento programado até o momento...

Cadastre-se

Cadastre-se para receber os nossos informativos em seu e-mail

Concordo com a política de privacidade

facebook